segunda-feira, 22 de junho de 2015


Horta Escolar



Uma horta escolar pode criar consciência ecológica e melhorar os hábitos de alimentação das crianças.



Para montar uma horta escolar, é preciso considerar três aspectos:

1. Comitê organizador. Deve ser composto por pais, professores, alunos e membros da comunidade em geral. Para que o projeto tenha sucesso, é preciso obter o apoio das pessoas capazes de realizar as tarefas propostas. Reuniões mensais são necessárias para distribuir as tarefas e acompanhar o desenvolvimento da horta.

2. Programa de cultivo. Os alunos devem ser encarregados da manutenção da horta. Isso incentiva seu senso de responsabilidade e permite que aprendam a cuidar da terra. As tarefas devem ser divididas segundo o nível escolar de cada aluno, que deve receber as informações e ferramentas necessárias para realizá-las. Uma boa ideia é encarregar as crianças mais jovens de regar a horta, e as mais velhas de remover a terra e transportar a colheita.


3. Programa de cozinha. Depois de trabalhar na horta, é hora de aproveitar a colheita. Os próprios alunos orientados por um nutricionista devem preparar diversas receitas com as frutas e verduras que colheram. Como estas são produto do próprio trabalho, é provável que queiram experimentar os alimentos que costumam recusar em casa. Esse é o primeiro passo para uma alimentação saudável e equilibrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário